O Futuro das Embalagens

Brasil é escolhido pela Unilever para protótipo de embalagem de papel para sabão liquido.

 

capokia design, capokia design embalagem, graphic design, package design

 

Cada vez mais percebemos que as pessoas estão tendo plena consciência sobre o que é ter um mundo mais sustentável e tendem a se preocupar com o meio ambiente, sem deixar de apostar na tecnologia e no futuro.  Graças a essa nova postura das pessoas, muitas empresas têm sido forçadas a enxergar esse mundo e adotar uma postura mais sustentável em relação a exigência dos consumidores. As empresas que pensam e se posicionam como as pessoas tendem a ter mais credibilidade e confiança. 

 

Existem diversos tipos de certificação no mercado para “comprovar” que as empresas estão seguindo as regras da sustentabilidade, como o ISO e LEED. Ter essas certificações garantem essa credibilidade exigida pelo mercado, além de abater os impostos pagos ao governo. Mas, por que será que muitas empresas ainda não são adeptas a essa nova demanda? O Brasil ainda tem um grande caminho a percorrer para entrarmos nesses pré-requisitos e tornar esse tipo de certificação como um “padrão básico” nas empresas, mas isso não impede de muitos outros países do mundo apostarem na gente!

capokia design de embalagem , embalagem

Foto Divulgação Unilever – Unilever vai lançar embalagem de papel para OMO líquido.

A UNILEVER foi uma dessas empresas que estão apostando no Brasil para desenvolver o protótipo de uma embalagem sustentável feita de papel para o sabão líquido OMO. O projeto está sendo realizado em conjunto com grandes indústrias como Diageo, Pilot Lite e com o consorcio Pulpex. Desenvolver embalagens recicláveis à base de papel sem acrescentar uma camada de plástico é um enorme desafio. Eles conseguiram desenvolver uma tecnologia para armazenar o produto líquido (como detergente, xampu e condicionadores) em garrafas feitas à base de papel e projetadas para serem recicladas no fluxo de resíduos de papel.

 

“Para lidar com o desperdício de plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor. A tecnologia de garrafas à base de papel Pulpex é um passo empolgante na direção certa, e estamos muito satisfeitos por trabalharmos juntos para testar esta inovação em nossos produtos”, revela Richard Slater, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever Global.

 

Capokia Design de Embalagem, design embalagem

Foto Divulgação Unilever

 

Algumas empresas já apostaram em embalagem à base de papel, coo por exemplo a Ecologic Brands para a Seed Phytonutrients e das bisnagas fabricadas pela Albéa para as marcas La Roche Posay e Garnier. Porém, essas embalagens ainda contêm  uma porção de plástico, o que dificulta a reciclagem das embalagens. A solução do projeto da UNILEVER  é um avanço significafivo para o futuro das embalagens sustentáveis. O projeto deverá ser finalizado e lançado no Brasil nos primeiros meses de 2022 e em seguida será exportado para Europa e outros países. 

 

“É muito significativo para a categoria no Brasil trazer uma novidade como esta. OMO tem traçado um caminho importante em direção a um futuro mais limpo, puxando a transformação de toda a cadeia. E esta é mais uma demonstração do nosso cuidado e preocupação com o futuro. Temos trabalhado cada vez mais para oferecer novas possibilidades de o consumidor escolher o melhor dos dois mundos – um produto imbatível na performance e no cuidado com o meio ambiente”, finaliza Eduardo Campanella, VP de marketing da Unilever no Brasil.

 

Imagine o grande passo que esse projeto está dando como exemplo para todas as indústrias brasileiras! Esse é o futuro das embalagens.

 

Leia também: https://www.capokia.com.br/absolut-vodka-em-garrafa-biodegradavel/

 

 

Fontes: www.embalagemmarca.com.br, www.brazilbeautynews.com/, www.ahlstrom-munksjo.com/, www.blog.consumer.com.br/, www.abre.org.br/